Muitos métodos podem ser utilizados para o tratamento da obesidade, falamos em um outro post sobre o uso de medicamentos, agora falaremos da cirurgia mais comumente feita para a perda de peso em indivíduos obesos.
A cirurgia bariátrica pode ser dividida em quatro modalidades; o Bypass gástrico, a banda gástrica ajustável, a Gastrectomia vertical e o Duodenal Switch. Estas quatro modalidades são os métodos cirúrgicos que são permitidos fazer no Brasil para o controle de peso. Existe também o balão Intragástrico, mas este método não é considerado cirúrgico.
Bypass gástrico: O método cirúrgico mais usado no Brasil, este pode levar a perda de 40% a 45% do peso inicial do paciente. Neste procedimento, o estômago é grampeado para que seu tamanho comporte apenas 30 a 40 ml, diminuindo grande parte da injeção alimentar. É feito também um desvio do estômago para o intestino, assim o alimento chegará mais rapidamente ao intestino. Desta forma existe uma alteração na liberação de grelina (o hormônio responsável pela sensação de fome). Assim, a entrada de alimentos (dado ao tamanho do estomago) e a sensação de fome (dada a diminuição da concentração de grelina) são diminuídas, levando a perda de peso pelo paciente.
Banda gástrica ajustável: Neste método espera-se que o paciente perca cerca de 30% de seu peso inicial. É colocada uma espécie de cinta na porção superior do estômago, esta está conectada a um balão, que ao ser inflado diminui a capacidade de enchimento do estômago. A cinta diminui a velocidade de entrada de alimentos no estômago. Conectada à está cinta existe um dispositivo de injeção que é colocado embaixo da pele do paciente, para que possa ser controlada a quantidade de alimentos que entrarão no estômago.
Neste processo não há alterações nos níveis hormonais.
Gastrectomia vertical: Este processo consiste em grampear o estômago para que ele forme um tubo. Este tubo será 80% menor do que o estômago pré-operatório. Com a incisão, o fundo do estômago será retirado, logo a produção de grelina será diminuída.
Duodenal Switch: Está técnica é a associação da gastrectomia vertical com o desvio intestinal. Ou seja, existe o grampeamento do estômago, diminuindo assim sua capacidade. Mas há também o desvio do intestino delgado, para que o alimento saia de forma mais rápida para o intestino. Desta forma 80% do estômago é retirado, e o alimento passa mais rápido pelo intestino delgado, diminuindo assim a absorção de gordura.
Todos estes processos requerem muito planejamento antes de serem feitos, já que mudanças no comportamento alimentar levam a alterações fisiológicas, mas também a alterações psicológicas no indivíduo.
Fontes:
TÉCNICAS CIRÚRGICAS
Disponível em:
Banda Gástrica
Disponível em:
O que é Obesidade?
http://www.cirurgiaobesidade.com.br/novosite/index.php/especialidades/cirurgia-de-obesidade/o-que-e-obesidade
Roberto Mauro Pinto Coelho Barcellos Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário